politica, politicos e politiquíces
Quando se fala em política tem de se ter em conta que se trata de um conceito antiquissimo, já aristoteles afirmava que o Homem era um Animal Político, mas a pergunta que se impõe é de saber se ele é sempre igual. Parece-me que não. Existem dois tipos de políticos, aqueles que agem sob a influência de interesses escusos e menos correctos, capazes de coligações destruidoras da verdade política, sujeitos à pressão dos mais variados interesses. Por outro lado existem os verdadeiros políticos, aqueles que agem por principios e valores, por ideais e convicções, fundadas na democracia e na liberdade, capazes de sacrificar os seus interesses pessoais, inclusive da sua vida. Um exemplo deste tipo de politicos foi o falecido Reagan, um verdadeiro exemplo, capaz inclusive de sacrificar a sua vida por determinados valores. Enquanto os primeiros serão "larvas" políticas, que não merecem qualquer tipo de consideração ou respeito, os segundos são Homens da Democracia, da Liberdade, da Civilização, aos quais se referia Aristoteles, e que procuram a Justiça, que devem ser o exemplo a seguir por todos.
Muitas vezes nos dias de hoje, as melhores pessoas, os melhores projectos e as melhores equipas são vencidas por interesses menos claros, descredibilizando a classe política no seu todo, facto que muitas vezes se torna uma desilusão, mas a força de cada um, está em conseguir continuar a lutar por ideias e ideais virtuosos. Isto foi-nos ensinado ao longo dos últimos séculos, sendo obrigação de todos nós preservar essa herança clássica.
Apesar de muitos quererem ignorar, o maior e mais grave problema da política encontra-se ao nível do cacique e do relacionamento com os cidadãos, não sendo com tácticas e acordos, com simples objectivos de derrube, que o olhar da sociedade irá mudar em relação aos políticos.
È contra isso que todos temos de lutar, e será isso que me proponho fazer nos próximos dois anos, e como dizem nos EUA, God bless me, isto para alguém que se afirma ceptico pode soar a estranho, mas é na verdade a grande luta na política, colocá-la uma vez por todas ao serviço das sociedades, das civilizações, das pessoas, dos problemas, das causas, dos ideais, da Democracia.
"É necessário que os princípios de uma política sejam justos e verdadeiros"
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home